Entenda quais são as principais vantagens da utilização do LED. E o porquê da ampla e crescente utilização dessa tecnologia em casas, edifícios comerciais, fábricas, hospitais, shopping centers, postos de gasolina e intituições de ensino. O termo LED vem do inglês e ele significa, Light Emitting Diode.Sendo assim a sua tradução significa Diodo Emissor de Luz.

 

  Economia de Energia


O LED possui uma eficiência energética extremamente superior as lâmpadas de filamento metálico chegando em até 80% de economia comparado com lâmpadas incandecentes convencionais.

 Qualidade de Emissão Luminosa


Seu principal componente é o diodo emissor de luz. Ele promove o seu acendimento imediato. E ao gerar a emissão de luz produz muito pouco calor nessa operação. Diferente das Lâmpadas tradicionais ou com componentes metálicos. Que geravam luz do aquecimento e posteriormente brilho proveniente desse aquecimento do metal.


  Dimerização


Existem lâmpadas LED com a função de dimerização. Essa função permite que você ajuste a quantidade de luz que será emitida pela lâmpada. Para isso você necessita de um interruptor com dimer. Existem Lâmpadas como o sistema da Philips Hue que permitem o controle via smartphone eliminando a necessidade do interruptor para executar essa função.

 

  Suavidade de tonalidade das cores


A temperatura de cor é indicada em unidades chamadas de Kelvin e seu valor determina se as lâmpadas produzem luz com aparência quente ou fria, note que não estamos nos referindo ao calor emitido pela lâmpada e sim ao tom de cor que ela dá ao ambiente.

 

De modo geral, as cores das lâmpadas podem ser divididas em 4 categorias. Ambar, Branco Quente, Branco Neutro e Branco Frio. Conforme figura acima. Seguindo a mesma projeção a luz ambar seria uma opção mais decorativa e torna o ambiente mais acolhedor e é amplamente utilizada em lounges de hotéis e restaurantes. A tonalidade branco quente é ideal para áreas reservadas de uma residência como quartos e salas de entretenimento. A tonalidade branca Neutra tem larga utilização em áreas como cozinhas, hospitais e fábricas onde é importante manter a imparcialidade de cores enaltecer a limpeza do ambiente. E a tonalidade branco fria tem ampla utilização em escritórios e instituições de ensino pois valorizam a sensação de concentração e produtividade.

  Formato de Lâmpadas e suas aplicações


As lâmpadas de LED podem variar em seus formatos, tipos de soquete e aplicações. Os soquetes mais comuns são: E27,E14, G9 e GU10.

Seus formatos mais comuns são: Vela, Bulbo, Globo, Dicróica. Hoje existem opções de LED como a  linha de LED Filamento da Philips que remonta a nostalgia das lâmpadas incandescente feitas de tungstênio, porém aplicando a tecnogia LED. O que é uma ótima opção para quem quer atrelar design com tecnologia.

 

  Durabilidade


A vida útil do LED chega ser em média de até 20.000hs. Sendo que há opções com vida útil superior. Já uma lâmpada incandescente possui a vida útil em média de 2.000hs. Isso significa que uma lâmpada de LED possui a vida útil 10 vezes maior que uma lâmpada incandescente convencional.